O Ramadã

Cultura Acessos: 3835

ramada

 

 



O Ramadã, também pronunciado Ramadan em árabe (رَمَضَان), é o nono mês do calendário islâmico. É o mês durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual (Saum, صَوْم), o quarto dos cinco pilares do Islã.
Neste período, é um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar.

Neste período pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, freqüência à mesquita, correção pessoal e autodomínio.

É o único mês mencionado pelo nome, por Deus, no Alcorão. O mês do Ramadã foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e discernimento.

O mês inicia-se com a aparição da lua no final do mês de “sha'ban” (oitavo mês no calendário lunar muçulmano) e termina com a aparição da lua do décimo mês “Shawal”.*

ramada 2

 

* Neste ano, 2011, o mês começa no primeiro dia de agosto e termina no dia 29. No dia 30/08/2011 começa o mês “Shawal” do ano 1432 “Hijra”, o ano do calendário islâmico.

O jejum é obrigatório a todos os muçulmanos que chegam à puberdade. Há várias justificativas válidas para não jejuar: enfermidade, gravidez, lactante, menstruação, o idoso ou uma potencia incurável. Se a pessoa comer, beber, ou tiver relação sexual durante o período do jejum, este será anulado. O crente deve não só abster-se dessas práticas como também não pensar nelas e manter-se concentrado em suas orações e recordações de Deus, sendo neste mês a freqüência mais assídua à mesquita. Além das cinco orações diárias, durante esse mês sagrado recita-se uma oração especial chamada Taraweeh (oração noturna).

ramada 3

A’id al Fitr
A’id al Fitr (عيد الفطر), "o banquete do término do jejum", ocorre quando a lua nova é avistada no céu, isto quer dizer que o mês de Shawal inicia-se, dando fim ao mês de Ramadan. No primeiro dia do mês deste novo mês, ocorrem feriados de 3 dias consecutivos. Está prescrito a distribuição de alimentos para os pobres, banquetes são servidos, presentes são trocados, roupas novas são vestidas e os agradecimentos a Deus são efetuados, congregando amigos e familiares. Em muitas cidades islâmicas grandes celebrações são realizadas para celebrar o A’id al Fir.

Imprimir
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s